A pandemia de Covid-19 trouxe impactos para diversos setores que experimentaram desequilíbrios financeiros. Por isso, segundo Vicente Conte Neto, especialista no mercado financeiro, é importante fazer uma análise para saber se há alguma pendência para retirar as restrições e evitar a negativação. Por esse motivo, confira a seguir 5 passos para limpar o nome da sua empresa. Boa leitura!
Realize o levantamento das pendências
De acordo com Vicente Conte Neto, antes de recomeçar com as negociações e as solicitações de crédito financeiro, o mais recomendado é fazer um levantamento das pendências, contas e valores em aberto e que precisam ser pagos com maior urgência e prioridade. Assim, é possível ter uma visão exata da situação da sua empresa e se programar para a reorganização das finanças.
Dê ordem e categorização as dívidas
Nesse passo, a proposta é fazer uma divisão das dívidas em três categorias: vencidas, negativadas e a vencer. No caso das dívidas vencidas é possível tentar negociar com os fornecedores e também com as instituições financeiras. Já para as contas que ainda vão vencer, vale a pena procurar os credores para conversar e apresentar a situação da sua empresa e mostrar que não tem a intenção de ficar inadimplente. Isso pode ajudar a conseguir um acordo ou até mesmo conseguir parcelamento maior para conseguir concretizar o pagamento da dívida.
Em caso de negativação do CNPJ, vale muito a pena procurar essas empresas e apresentar a sua atual situação. Para muitos casos desse tipo é possível conseguir uma proposta de renegociação para quitar as dívidas de forma parcelada, explica Vicente Conte Neto.
Análise outros recursos disponíveis
Mesmo que a empresa esteja negativada, não deixe de procurar se há alguma linha de crédito disponível. Faça uma análise da estrutura da sua empresa e veja se há algum maquinário disponível para vender sem afetar a operação do negócio. Isso pode ajudar como uma fonte de recursos para limpar o nome da empresa.
Faça parcelamentos ou pague à vista sempre que possível
O empresário e especialista no mercado financeiro, Vicente Conte Neto, comenta que após ter feito a renegociação das dívidas e limpar o nome da empresa, é necessário identificar as necessidades de pleitear um capital de giro junto à instituição financeira de apoio ao empreendedorismo. No entanto, não deixe de avaliar as taxas e condições para saber qual a linha de crédito mais adequada e indicada para sua empresa.
Tenha o foco no futuro do negócio
Por último, não deixe de aproveitar a retomada da economia e as datas comerciais ao longo do ano para conseguir gerar e obter mais clientes. Procure um especialista no mercado financeiro e faça um planejamento das próximas ações para médio e longo prazo. Não hesite em procurar ajuda e estudar para manter a organização financeira da sua empresa.