Type to search

Ministério do Esporte se reúne com representantes da Rede Cedes de Brasília e da Bahia para reestruturação do programa pelo Brasil

Notícias

Ministério do Esporte se reúne com representantes da Rede Cedes de Brasília e da Bahia para reestruturação do programa pelo Brasil

Suzana Borocheviske

Com o intuito de fortalecer a pesquisa, as publicações científicas e a capacitação de gestores em temas ligados ao esporte, a ministra do Esporte, Ana Moser, recebeu na manhã desta quinta-feira (16.02) o professor Pedro Athayde, da Universidade de Brasília, e o professor César Leiro, da Universidade Federal da Bahia, representantes da Rede de Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Cedes).

As ações da Rede Cedes focam na produção e difusão de conhecimento, por meio de artigos, livros e outras publicações, e na formação e capacitação de gestores, nas áreas que envolvem políticas públicas de esporte recreativo e de lazer. Atualmente, ela é composta por 81 instituições de ensino superior, 27 centros de pesquisa, sendo um em cada estado brasileiro e no Distrito Federal, 118 grupos de pesquisa e 354 pesquisadores cadastrados no país.

“A Rede Cedes é importante, pois nos ajuda a reforçar a capilaridade do conhecimento. Queremos agora trabalhar na ocupação dos territórios, no desenvolvimento de pesquisas em comunidades locais, criar conselhos, fundos, planos de parceria com a educação”, disse a ministra Ana Moser. “O mote deste governo é união e reconstrução. Vamos reconstruir e fortalecer os Cedes”, garantiu.

Para a institucionalização da Rede em 2023, a reunião levantou pontos como a capilaridade regional das pesquisas, a política pública de financiamento das atividades, a organização de reuniões nacionais com os coordenadores da Rede, o plano nacional de formação de gestores e um novo edital de fomento para a Rede.

“Sem o Ministério do Esporte, a Rede Cedes não existe. São duas iniciativas que se retroalimentam. Por isso, queremos reforçar nossos laços com o Governo Federal, para nossas pesquisas, nossos trabalhos e a capacitação de profissionais. Precisamos da gestão do ministério”, declarou o professor Pedro Athayde.

O professor César Leiro, da Universidade Federal da Bahia, também destacou as propostas da parceria. “Nós queremos propor esse trabalho em conjunto, mais próximo. Temos feito formação continuada com gestores, temos bolsistas pesquisadores, de iniciação científica, e já publicamos 300 livros. Ou seja, nós temos experiência no Brasil inteiro de como fazer formação dos gestores para o esporte social, que é o que nos interessa, que é o Brasil real”, disse.

A proposta é que a parceria elabore o edital de um projeto piloto, que sirva como molde e base para a reestruturação do trabalho da Rede Cedes. Além disso, Termos de Execução Descentralizada (TEDs) devem assegurar o fomento financeiro do trabalho em cada região da Rede pelo Brasil. O objetivo final é realizar, no ano que vem, uma parceria fixa com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq).

Histórico

A Rede Cedes foi criada em 2004, integrando o conjunto de atividades voltadas ao esporte e lazer do Governo Federal. Em 2013, por meio de chamada pública, foi firmada uma parceria com o CNPq, com vista à seleção de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, voltada para o desenvolvimento do esporte. No ano seguinte, as ações da Rede foram retomadas com os pesquisadores cadastrados e, após seleção de propostas para apoio financeiro, as parcerias resultaram na realização de três periódicos, quatro livros e nove eventos científicos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *