O Rio Claro Basquete perde para o São José, 76 a 75, por um ponto de diferença na prorrogação no NBB, jogou na Grande São Paulo.
A partida foi realizada na noite de quarta-feira (dia 4 de fevereiro) em São José dos Campos, tempo normal, 68 a 68 na casa do adversário.
A próxima partida de Rio Claro no NBB Brasil 7 Adulto Masculino foi nesta sexta-feira (dia 6 de fevereiro) às 20h com Mogi das Cruzes na Grande São Paulo.
Informativo da assessoria
Rio Claro Basquete, faz jogo equilibrado com São José e sai com a derrota por apenas
1 ponto na prorrogação
O confronto teve um início bastante truncado, e os erros de ambas as partes foram bastante constantes. Mesmo fora de casa, o Rio Claro começou melhor e abriu 8 a 3, mas o São José se recuperou e, sob o comando de Valtinho, emplacou uma sequência de 10 a 0 e virou o jogo para 13 a 8. Os visitantes, no entanto, conseguiram se reerguer e empatar o duelo ao final do primeiro quarto: 15 a 15.
Com altíssimo ritmo na defesa e no ataque e firme nos rebotes, a equipe rio-clarense iniciou o segundo período com uma corrida de 7 a 0 e abriu sete tentos de frente (22 a 15). Depois do “baque” inicial, a equipe do Vale do Paraíba se encontrou em quadra e devolveu a arrancada de 7 a 0, deixando, assim, o confronto novamente empatado (22 a 22). Apesar de ter encostado no jogo, o Rio Claro seguiu com superioridade e fechou a primeira metade do duelo com cinco pontos de frente: 31 a 26.
A ida para os vestiários não esfriou os ânimos do Rio Claro, que chegou a abrir sete pontos (38 a 31), mas o que colocou o São José no jogo foi um toco monstruoso do ala norte-americano Andre Laws em cima do espanhol Alvaro Calvo em um contra-ataque, jogada que levantou a torcida presente no Ginásio Lineu de Moura e animou os donos da casa. A partir daí, a equipe joseense passou a dominar o duelo e chegou a virar a partida (42 a 40), vantagem esta que perdurou até o final do terceiro quarto: 49 a 47.
O último quarto foi emocionante. As duas equipes alternaram na liderança do placar em diversas oportunidades e a torcida presente no ‘caldeirão’ Lineu de Moura passou a participar ativamente da partida. Quando o cronômetro apontava dois minutos para o fim, o Rio Claro contou com boa sequência de Duda Machado e abriu quatro pontos de frente (64 a 60), mas um minuto depois o São José recuperou a ponta do marcador após decisiva bola de 3 pontos de Dedé (67 a 66).
Entrando nos 60 segundos finais, o ala Duda Machado sofreu uma falta e foi para a linha dos lances livres. Perfeito, o camisa 3 converteu as duas tentativas e deixou o Rio Claro na frente (68 a 67). Logo em seguida, os donos da casa trabalharam a bola, gastaram os 24 segundos e a jogada terminou com um rebote ofensivo de Drudi, que também sofreu contato faltoso e foi para a linha dos tiros livres. O pivô acertou apenas o primeiro chute e empatou o jogo (68 a 68), mas Laws deu um tapinha fundamental e ficou com o rebote ofensivo. Com pouco menos de 20 segundos para acabar, o norte-americano Jimmy Baxter gastou o tempo e,nos segundos finais, arremessou marcado para 2 pontos, a bola girou no aro, mas não caiu, e o duelo foi para a prorrogação.
Os primeiros pontos do tempo extra foram do São José, com chute de 2 pontos de Baxter, mas no ataque seguinte Duda Machado respondeu com uma bela bola de 3 pontos, que virou o jogo para o Rio Claro (71 a 70). Este placar permaneceu por dois minutos, até os joseenses ficarem na frente novamente, através de Dedé e Jimmy Baxter (75 a 73). Com 30 segundos para o fim, os visitantes foram para a linha dos lances com Eric Tatu, que converteu as duas cobranças mesmo diante de toda a pressão do “caldeirão” Lineu de Moura (75 a 75).
Com menos de 24 segundos para acabar, o São José tornou a gastar o tempo que tinha após pedido de tempo e decidiu finalizar nos segundos finais seu ataque, que terminou com falta sofrida por Drudi, restando oito segundos para o fim. O experiente pivô acertou somente o primeiro tiro (76 a 75), e no segundo, desperdiçado, o rebote ficou com Duda Machado, que saiu em disparada para a quadra de ataque e efetuou um arremesso de 2 pontos quase no estouro do cronômetro, sem sucesso, o que deixou a vitória com os joseenses: 76 a 75 na partida.
Foto: Divulgação